quinta-feira, 5 de junho de 2014

Homeschooling

Ola,

Eu sei que estou ha muito tempo sem postar. Sinto falta e estou em debito com voces. Confesso que leio os posts, mas nao tenho tempo de comentar. Preciso entrar na rotina de postar pelo menos mensalmente   . Neste verao chegaram as ferias pra mim (ehhhhhhh), mas tivemos que mudar para uma casa. Eh otimo, temos mais espaco, mas ainda tenho muito trabalho a fazer. O que me traz a postar hoje eh um assunto que o marido e eu conversamos aqui e acola: Homeschooling ou ensino domestico. Ainda nao temos filhos, mas sempre conversamos sobre nossos planos para educa-los.

Homeschooling eh o ensino domestico, onde voce ensina a crianca em casa. Quem ensina sao geralmente os pais, e tambem pode-se contratar professores. Esse tipo de ensino eh ilegal no Brasil, onde por lei, voce eh obrigado a matricular os filhos na escola a partir dos quatro anos de idade.  Porem eh legalizado em paises como Estados Unidos, Austria, Belgica, Canada, Australia, Franca, Noruega, Portugal, Russia, Italia, Australia e Nova Zelandia. Ha diversos pros e contras.

Pros:
  • perigos do ambiente escolar (aliciamento para o consumo de drogas, abusos sexuais, bullying etc)
  • proteção contra desrespeito a valores morais, culturais, religiosos ou ideológicos;
  • flexibilidade na aplicação do conteúdo currícular;
  • possibilidade de experimentar modelos educativos alternativos, tais como o ensino adaptado ao      desenvolvimento particular da criança;
  • flexibilidade de horários;
  • mobilidade geográfica dos pais.

Contras:
  • falta de socialização com crianças da mesma idade;
  • limitação da aquisição de conhecimentos e da cosmovisão do educando aos conhecimentos e cosmovisão do tutor;
  • confusão do papel de pai-professor.
  • carencia do conhecimento coletivo.
Meu marido teve este tipo de ensino, na verdade foi mesclado, ele estudou em escola particular, estudou a maior parte em escola publica, mas tambem teve o ensino domestico por dois anos. A mae foi sua professora. Ele tem boas memorias sobre este periodo e eh totalmente a favor de homeschooling nossos filhos. Ele nunca teve problema de limitacao de conhecimento, confusao do pai-professor, mas ele teve um pouco de problema com socializacao. Quando comecamos a conversar sobre o assunto eu era totalmente contra. Por desconhecer sobre o assunto, por achar que eu nao seria capaz (porque nunca tive essa experiencia), entre outros fatores. Mas apos pesquisar sobre o assunto, eu estou mudando meu conceito. Hoje assisti um video no TEDx, sobre Logan LaPlante - Hackschooling, achei este video com legendas atraves do site Awebic. Logan eh um garoto de 13 anos que mora na California e eh home-schooled desde os 9 anos. Ele defende o Hackschooling, um termo que ele mesmo criou para denominar seu ensino. Se voces quiserem saber mais eu encorajo voces a assistirem o video.

Gostaria de saber o que voces pensam sobre o assunto. Deixem seu comentario a respeito.

Beijos,

Fernanda



Fontes:



4 comentários:

  1. Oi Fe! Que saudade de voce e dos seus posts. Admito que nunca pensei no assunto e nem sei se dou conta de ensinar uma crianca em casa, mas lendo seu post deu pra perceber que o ensino em casa tem muitas vantagens, apesar que acho que deve ser interessante mesclar com o ensino padrao na escola mesmo, afinal vivemos em sociedade e as criancas precisam conviver com pessoas diferentes pra aprenderem a respeitar e ate encarar os "complicados" que sempre encontramos por ai.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem estava com saudades de postar, eh bom estar de volta :)

      Eu penso em mesclar o ensino dos meus filhos. Pela experiencia do marido, foi o que o ajudou. Eu tambem fico pensando se darei conta, mas ele disse que me ajuda, assim fica mais facil.

      Obrigada pelo seu comentario,

      Beijos

      Excluir
  2. Não gosto da ideia de uma crianca estudar em casa. Falo por mim, tive momentos unicos tanto bons e ruins que fizeram eu crescer e ser o que eu sou hoje. Nem digo a materia por si só, mas a convivencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentario Cristiano.

      Eu tambem acho que a convivencia seria um problema. Mas se mesclarmos o ensino domestico com o ensino na escola, acho que minimizaria o problema.

      Excluir