terça-feira, 31 de julho de 2012

Como parar de tirar as cuticulas - Parte I

Como pra mim promessa eh divida, demorou mas chegou :)

Sempre vi minha mãe, irmã e primas cuidando das unhas. Mas eu roía as minhas, daquelas que deixavam ate sangrar. Quando eu estava com 12-13 anos decidi parar. O meio que encontrei pra isso, foi começar a cuidar. Com o exemplo em casa, comecei a tirar minhas cuticulas... Tirar, hahahahaha... A arrancar bife, pq imaginem vocês, uma garota com um alicate afiado nas mãos... Até eu aprender, custou, hahahah... Mas deu certo, consegui parar com o horrivel habito de roer as unhas.

Mas conforme fui crescendo, minhas responsabilidades foram aumentando... comecou a falta de tempo.  Nunca gostei de visitar a manicure, pois ja que eu sabia fazer sozinha (e muito bem,  modestia a parte, rs), a falta de tempo, a fofoca no salao que nunca me agradou, o preco que nunca gostei de pagar... Comecei a pensar no que fazer. Quando comecou o boom de esmaltes aqui no Brasil, uns 2, 3 anos atras eu fiquei bem ligada. O vicio chegou a tanto, que antes de embarcar pros EUA estava com mais de 100 vidros de esmalte em casa. Pode??  Com tantas cores disponiveis, eu pintava minhas unhas 2 vezes por semana.  Haja tempo, haja dedo, haja cuticula.  E eu, nao contente, "cutucava" minhas unhas, sempre que colocava uma nova cor.

Decidi pesquisar, ja que sempre escutei que o hábito de tirar as cuticulas eram prejudicial a saude das mesmas.  Realmente eh verdade, quando voce tira suas cuticulas, voce esta tirando a protecao natural das mesmas.  Da mesma forma que nosso olho se lubrifica, temos pelos no nariz e orelha (nojento, neh?) mas eh pro nosso bem.  A cuticula previne a entrada de corpos estranhos, ajuda na nossa saude.

Entao ta, decidi!!! E quando eu decido está decidido. Não foi fácil, muitas vezes eu olhava pras minhas unhas e queria tacar o alicate. Principalmente pra quem tirava as cuticulas há mais de 10 anos, mas fui firme. Aqui está o que funcionou pra mim:

1- Hidratar, hidratar e hidratar. Eu meio que me viciei em creme. Passei a andar com um creme na bolsa, tenho cremes espalhados pela casa. O segredo pra quando você decide parar, é hidratar, pois você não verá as irritantes peles brancas nas suas cutículas.

2- Paciência e mais um pouquinho de hidratação. O que ajuda tambem eh comprar uma cerinha para unha e cuticulas, pode passar por cima do esmalte tambem. É milagrosa! Quando você perder a paciência, ajuda se pensar no tempo futuro que estará economizando!!

3- Não usar acetona para não ressecar suas unhas. Removedor de esmalte é melhor, mesmo sendo mais caro. Uma receita caseira é misturar 80% de acetona com 20% de glicerina líquida. Fica um removedor de esmalte hidratante. Quando estou no Brasil, uso isso, economizo muito, ainda mais quando troco muito de esmalte.

4- Manter suas unhas e cuticulas longe da boca.  Pode parecer besteira, mas sabe aquela pelinha que esta bem ali te incomodando? Então, resista a tentação de nao tentar arrancar com os dentes, pois so vai piorar a situação. Acredite em mim!!

Resolvi dividir este tópico em duas partes, pois iria ficar muito longo. Aguardem, pois no proximo colocarei fotos de como faco minhas unhas hoje. 

Beijos.

14 comentários:

  1. Que legal, Fê! Eu tiro cutícula, mas nào muito. Quero seguir essa sua técnica, pq realmente cutícula é uma proteção, e faz mal tirar muito. Será que aguento? Vou tentar!!!!

    Beijo, tô curiosa para o próximo post. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tacia, se vc hidratar suas cuticulas, vc aguenta sim, hehehe...

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa uma coisa que uso bastante e evito usar alicatinho é o removedor de cuticulas da Sally Hansen um azulzinho .. ele é bom pq parece que derrete o excesso mas fica um pouquinho que deve proteger um pouco a unha .. sou tao viciada em esmaltes que mesmo indo para o paraiso deles kkkk estou levando uns favoritos kkkk .. mas ultimamente estou com tanto pouco tempo que nem tenho feito as unhas .. essa minha mudanca esta me deixando louca .. pq minhas unhas estavam compridas e acabei roendo todas pq uma estava quebrada ... e isso q nao sou de roer unhas ... oque o nervoso nao faz ne kkk ... mas isso de hidratar ajuda muito .. mesmo sem esmalte eu sempre passo aqueles cremes da natura de mao de castanha gente aquilo la hidrata demais .. levando estoque pro US :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei o removedor de cuticulas da Sally Hansen, gosto dos produtos desta marca, vou procurar assim que voltar. O melhor remedio pra nao roer, eh cortar e deixar pelo menos com uma base, heheh...
      Mas o nervosismo acaba com a gente!!!

      Fica calma, vai dar tudo certo :)

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei suas dicas, tem tempo que venho pensando em parar de tirar a cuticula, tenho pensado em usar aqueles cremes para ela nao crescer. To aqui ansiosa pra ver o proximo post com suas dicas de como fazer =)!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, foi a melhor coisa que eu fiz!!! Logo, logo posto as fotinhos!!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Fe ! Tá sumida hein ? Rs ... Adorei as dicas e não vejo a hora de ler o próximo post sobre o tema . Bj querida ! Lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a correria Lana, rs... Mas estou aqui novamente :)
      Beijos

      Excluir
  5. a pergunta que não quer calar é...porque esmalte bom é tão caro aqui no EUA???

    ResponderExcluir
  6. Me faco a mesma pergunta!! Apesar de gostar muito das cores, tenho do de pagar 8 dolares num OPI, Sally Hansen, e outros. Sem contar Channel, Dior (30, 40, 50 dolares oi??) E geralmente tem 15ml, eh muito esmalte. Ate pra mim que uso muito, enjoo... Logico que a qualidade nao se compara.
    Mas ultimamente soh compro esmalte em promocao!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como aprendi com esse post! Eu sempre achei que nunca eu teria talento para fazer as minhas unhas por causa das benditas cutículas que na minha santa ignorância precisavam ser tiradas.Minha sogra usa um creminho que as amolecem e daí ela só faz empurrar com as espátula.Would that be okay or no? Let me know what you think.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah!!! This is the way!!! No próximo post eu explico direitinho, mas nada melhor do que só empurrar as cutículas e pintar as unhas... That´s it, simple and fast!

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Fernanda! Cheguei aqui através do blog da Monique e achei esse post super interessante, pois também quero parar de tirar a cutícula, mas não sei como..rs.. Estou ansiosa pra ler o próximo post. Se puder, por favor, coloque dicas de produtos :-). Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu já vinha tentando fazer isso, pois quero voltar a morar nos EUA e por aí é mais dificil frequentar o salão como faço aqui...obrigada! Ajudou bastante!

    ResponderExcluir