quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bolo de fuba cremoso

Nos meus posts ultimamente eu so falo de comida, hahahahahah... Mas eh o que as ferias fazem com alguem que tem tempo livre e adora cozinhar. (Essa semana minhas aulas jah voltaram).
Adoro bolo de fuba com cafe quentinho!!! Me aventurei a fazer o cremoso, que fica com creme no meio, como se fosse um recheio.

O problema de fazer bolo de fuba aqui eh: Achar o fuba. E bora pesquisar. Aqui eles fazem muita coisa com milho, entao achei que nao seria tao dificil, fui ao google pra nao comprar ingrediente errado e gastar dinheiro a toa. Por aqui fuba eh Corn Meal. Achei esse aqui no mercado:


Essa farinha eh muito comum pra corn bread (um pao de milho salgado), que tambem acho uma delicia. Bom vamos a receita do meu bolo de fuba cremoso:

1 xícara e meia de fuba
2 xícaras de açucar
2 colheres de sopa de farinha de trigo (cheias)
2 colheres de margarina
4 xícaras de leite
3 ovos
1 pitada de sal
1 pacote de queijo ralado (100gr)
1 colher sopa de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocar em forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido.

Soh pra dar agua na boca, hehehehe... Ficou uma delicia! Ahhhhh, esse creminho no meio!!!

Imagem retirada do google.

14 comentários:

  1. Hummm...como sempre deu agua na boca...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, que delícia menina!!! Me deu até vontade de fazer também, hahaha!!!
    Hey, acabei de ver seu perfil, vc estuda música!! Que sonho! Eu estudei violino por muitos anos quando criança, e depois mudei para viola clássica, e participei por 3 anos na orquestra municipal jovem de São Paulo, pensei em seguir a carreira de musicista, mas acabei desistindo, e hoje estou para concluir minha faculdade de química (tudo a ver com música, né?). Deixei minha viola e minha flauta (qeu comecei a estudar vai completar 1 ano) no Brasil...não vejo a hora de ir pra lá de novo para buscar minhas meninas.
    Beijo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tacia, sim estudo musica...
      Toco fagote desde os 17 anos, em SP ja toquei em varias orquestras, toquei 1 vez na orquestra da escola municipal, rs...
      Em relacao a quimica ser muito diferente de musica... Ja passei por tantas crises existenciais, larguei a facul de musica no Brasil pra fazer gastronomia, mas era muito caro e desisti, estudei enfermagem por 2 anos, mas a musica venceu, no fim consegui uma bolsa de estudos pra cursar faculdade por aqui... O que vejo disso em minha vida eh que os planos de Deus sao sempre melhores que os nossos...
      Uma coisa que acho legal aqui nos EUA, eh que a gente pode estudar mais de um curso ao mesmo tempo, no Brasil isso eh quase impossivel. Eu gosto de muitas areas, nao preciso focar em so uma profissao.
      Busca suas meninas la no Brasil, as igrejas daqui sempre tem espaco pra gente tocar :)
      Beijos

      Excluir
    2. Fernanda, que lindo!!! Eu amo fagote!!! Menina, então se vc tocou na escola municipal, vc conhece a Gretchen, a regente americana?
      Que legal, nossa...que benção. As vezes demora pra gente descobrir o que quer, mas qdo a gente escolhe para que tava ali o tempo todo e a gente não sabia...hihihi...
      Que Deus te abençõe!! beijo!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Esse bolo é mesmo bom, é o que eu conheço por "bolo de fubá 3 camadas" - uma iguaria, e com o café quentinho realmente é um show!Mas deixa eu te perguntar uma coisa: essas medidas que você usa de xícara e colher de sopa podem ser transpostas para aqueles medidores que temos aqui nos EU como "cup" e "tablespoon"? Às vezes acho que essa medida de 1 cup é tão maior que a xícara de chá que eu usava no Brasil. Outro dia meu bolo de milho ficou tão pesado, acho que porque as medidas não eram tão equivalentes... Pode me dar essa dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, entao, eu usei as medidas daqui mesmo. Comprei uma xicara medidora no Wall Mart, e uso a colher de sopa normal... Eu vou mais no "olhometro", rs... Quando faco uma receita que nao gosto muito, vou mudando ate ficar bom.
      Esse bolo eh muito bom!!!!

      Excluir
  4. Acabei de por sua receita no forno... Depois digo se deu certo! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá flor, boa tarde.
    Entrei na net pra procurar uma receita de bolo de fubácremoso e achei a tua.... fiquei feliz pq tinha todos os ingredientes na despensa e corri pra fazer... confesso que estranhei as 4xícaras de leite com tão pouca farinhas... mas fiz a risca da tua receita...te dou notícias assim que sair do forno.... beijocas e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. menina do Céu, .. to com medo..... o bolo tá parecendo a bolha assassina... tá com umacasquinha douradinha, mas tá líquido no meio..... baixei o forno pra ver se assa no meio.....rsss

    ResponderExcluir
  7. Quanto tempo você deixou no forno?

    ResponderExcluir
  8. Ola Fernanda,
    Obrigada pela receita! Tambem moro nos Estados Unidos e queria saber a temperatura do forno e quanto tempo demorou em media pra assar o bolo. Obrigada,
    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  9. Show de bola essa receita de Bolo de Fubá Cremoso, vou ter que fazer em casa rsrs.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe a ignorância, mas... qual a temperatura do forno, e por quanto tempo o bolo deve ficar no forno?

    ResponderExcluir