terça-feira, 19 de junho de 2012

Traditional American Apple Pie

Sabe que neste tempo todo que estou morando nos EUA, ainda nao consegui comer a tradicional Torta de Maçã Americana.  E não foi por falta de procurar. Já fui a vários restaurantes, cafés e nada. Talvez porque moro no sul, sempre escutei que essa sobremesa eh mais tradicional no norte.

Enfim, como aqui no Brasil esta friozinho, resolvi fazer a torta aqui.  Ja fazia esta torta antes mesmo de ir pra lá.  Esta é uma receita que retirei do blog http://www.cinarasplace.blogspot.com.br/ Meninas, a Cinara é apaixonada pela culinária americana, vale a pena conferir o blog dela.

Fiz esta receita na casa da minha irmã.  É meio difícil de cozinhar sem os meus utensílios, então tive que improvisar. Esta receita é super simples, uma torta muito fácil e rápida de fazer. Você pode utilizar esta massa como base e variar com outros tipos de recheio... Hummm, deve ficar maravilhoso com bluberries.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de gordura vegetal, em pedaços
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada
6 colheres (sopa) de água gelada

Modo de preparo:  Eu nao tenho processador, então faco tudo na mão.  Corto a gordura vegetal em pedacos pequenos, coloco a manteiga, farinha e o açúcar. Amasso bem, até dissolver todos os pedaços e acrescento a água. A massa fica numa consistência homogênea. Como a massa é a base de manteiga e gordura, fica melhor pra trabalhar quando gelada. Por isso coloco uns 30 minutos na geladeira antes de abrir com o rolo (mas se estiver um tempo frio, talvez nem precise). Enquanto a massa esta na geladeira, preparo o recheio.
Passado os 30 minutos, divido a massa em duas partes. Numa superfície polvilhada com farinha abra metade da massa, formando um círculo. Forre uma forma para torta em torno de 22cm de diametro.  Faça o mesmo com o restante da massa, que será para cobrir a torta.

Recheio:
5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
suco de 2 limões pequenos
1 pitada de noz-moscada
1 xícara de açúcar misturado com canela

Fatio as maçãs e cubro com o suco de limão.  Numa tijela a parte, misturo a farinha, a noz moscada, o açúcar e a canela. Jogue sobre as maçãs, misturando bem.  Coloque este recheio na forma forrada com a massa.  Cubra com a massa restante, selando as bordas.  Pincele com um ovo ligeiramente batido com açúcar e faça vários furos na massa, pra que o vapor sair.  Asse em forno pré-aquecido em temperatura alta, por uns 20 minutos, depois abaixe para temperatura média e asse por mais 20 minutos, ou ate a torta ficar dourada. Voce pode servir com sorvete de creme, hummmm!!!

Dicas: 

- Você pode preparar esta torta e deixar na geladeira coberta com filme PVC; de um dia pro outro, assando somente na hora de comer.  É uma sobremesa para se comer quente. Então durante o almoco, enquanto vocês estao comendo, a torta estará no forno assando e perfumando a casa com o cheiro de maçã com canela, hummmm... Ou no chá da tarde com as amigas.

- Esta massa pode ser congelada, por ate 3 meses. Embalada em filme PVC e descongelada na geladeira.


Abri a massa sem o rolo, como disse improvisation... Se você reparar na foto, a pia tem essas ondinhas... Mas comigo nada se perde, hehehehe. 

 
Recheio.  Se quiser pode variar, colocar peras, abacaxi e outras frutas.

 
Mais uma de improvisation. A cobertura, fui abrindo com a mao, em uma forma redonda.

A esperta aqui esqueceu de untar com farinha. Resultado: grudou um pouco na hora de cobrir.

 
A torta nao ficou tão bonita, porque não abri com o rolo, e ainda grudou um pouquinho. Mas quando sai do forno, fica linda e maravilhosa :)

 
Com uns pedacinhos de massa que sobraram, fiz umas florzinhas e folhinas... Não é nada dificil. Faz um rolinho e usa como miolo. Pega uma bolinha, amassa e molda a forma de uma pétala e vai encaixando.  Gente nao eh dificil, eu nao tenho a mínima habilidade pra moldar coisas e consegui fazer.

 
Florzinha e folinhas... Pras folhas eh soh riscar com a faca. Reparem na massa tortuosa. Você olhando assim, pensa que a torta ficará horrivel...

 
Tcharam... Linda não??? Nem dá pra perceber que estava feia antes, heheheh...

 
Gente, olha esse recheio. Que judieira.  Imagine uma bola de sorvete de creme por cima.

 
Será que tava bom??? Isso porque estavamos em 3 pessoas, rs.


Qualquer dúvida me escrevam, terei prazer em responder... Escrevendo este post me deu uma água na boca, e o frio está aqui em Sampa. O carro não está na garagem e não estou a fim de sair na chuva pra comprar a gordura vegetal. Deixa eu ir ali inventar alguma coisa pra fazer. Se der certo, posto aqui pra voces.

Beijos


9 comentários:

  1. Fernandaaaaa, mas que torta é essa??? Parece torta de um profissional!!! Menina, olha que coincidência! Hoje mesmo assisti o episódio do programa "Master Chef" com 2 chefs famosos e aquele super famosos Chef Ramsay, e o desafio era fazer torta de maçã!! Vários deles não conseguiram agradar o paladar dos jurados....e vi várias que nem estava com uma cara linda como a sua. Parabéns. Me deu água na boca! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou la me candidatar no programa, heheheh...
      Pois eh, e super facil de fazer, neh??

      Obrigada Tacia,

      Beijos

      Excluir
  2. Sua torta ficou linda, nem da pra saber que foi feita em casa. E parece saborosa, eu adoro essas tortas, a que mais gosto e de morango e de abobora, mais tradicional no thanksgiven. Hummm..uma tortinha dessas agora caia muito bem..rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique,

      Essa eh a melhor massa de torta que ja comi, sem brincadeira. E olha que agora moramos no país das tortas. Vou variar mais esta receita, assim que fizer mostro aqui :)

      Beijos

      Excluir
  3. Fernanda, aqui na Ação de Graças minha sogra faz - no mínimo- 12 tortas! A preferida do povo é essa e a de abóbora!
    Aiiin e ng come sem o sorvete por cima! Owwww judieira meeeeesmo viu??
    Agora deu vontade!!! PQ tu faz uma coisa dessas comigo???
    Buááááááááááá!!!

    hihihi

    Tu mora na Flórida? E de onde tu é no Brasil?

    Beijoooo
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, menina, se eu fosse da sua família já teria virado uma bolinha!! Seu dotes culinarios são impressionantes!! Sua torta ficou linda sem as ferramentas necessárias, imagina se vc tivesse?! Tô com água na boca aqui ;) Bjuss

    ResponderExcluir
  5. A torta ficou maravilhosa, vocês nem imaginam o sabor que estava...e a testura então, ahnem se fala.
    Nanda qd vc vier pra cá novamente, não escapará de fazer a torta novamente...
    Eu, o Vinícius e o Chris agradecemos....hehe

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda!
    Concordo com a Aline, só de olhar para a sua torta acho que engordei uns 2kgs. :-). Parece uma delícia! Vou anotar a massa e tentar fazer aqui em casa, no último Thanksgiving o meu marido fez torta de maçã mas a massa não ficou muito boa. Parabéns e espero que esteja aproveitando bastante as suas férias!

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!! Vou fazer essa torta amanhã mesmo!!! Deve ser uma delícia !!!! Depois volto aqui pra contar!!!

    ResponderExcluir