Ola,
Eu sei que estou ha muito tempo sem postar. Sinto falta e estou em debito com voces. Confesso que leio os posts, mas nao tenho tempo de comentar. Preciso entrar na rotina de postar pelo menos mensalmente . Neste verao chegaram as ferias pra mim (ehhhhhhh), mas tivemos que mudar para uma casa. Eh otimo, temos mais espaco, mas ainda tenho muito trabalho a fazer. O que me traz a postar hoje eh um assunto que o marido e eu conversamos aqui e acola: Homeschooling ou ensino domestico. Ainda nao temos filhos, mas sempre conversamos sobre nossos planos para educa-los.
Homeschooling eh o ensino domestico, onde voce ensina a crianca em casa. Quem ensina sao geralmente os pais, e tambem pode-se contratar professores. Esse tipo de ensino eh ilegal no Brasil, onde por lei, voce eh obrigado a matricular os filhos na escola a partir dos quatro anos de idade. Porem eh legalizado em paises como Estados Unidos, Austria, Belgica, Canada, Australia, Franca, Noruega, Portugal, Russia, Italia, Australia e Nova Zelandia. Ha diversos pros e contras.
Pros:
- perigos do ambiente escolar (aliciamento para o consumo de drogas, abusos sexuais, bullying etc)
- proteção contra desrespeito a valores morais, culturais, religiosos ou ideológicos;
- flexibilidade na aplicação do conteúdo currícular;
- possibilidade de experimentar modelos educativos alternativos, tais como o ensino adaptado ao desenvolvimento particular da criança;
- flexibilidade de horários;
- mobilidade geográfica dos pais.
Contras:
- falta de socialização com crianças da mesma idade;
- limitação da aquisição de conhecimentos e da cosmovisão do educando aos conhecimentos e cosmovisão do tutor;
- confusão do papel de pai-professor.
- carencia do conhecimento coletivo.
Meu marido teve este tipo de ensino, na verdade foi mesclado, ele estudou em escola particular, estudou a maior parte em escola publica, mas tambem teve o ensino domestico por dois anos. A mae foi sua professora. Ele tem boas memorias sobre este periodo e eh totalmente a favor de homeschooling nossos filhos. Ele nunca teve problema de limitacao de conhecimento, confusao do pai-professor, mas ele teve um pouco de problema com socializacao. Quando comecamos a conversar sobre o assunto eu era totalmente contra. Por desconhecer sobre o assunto, por achar que eu nao seria capaz (porque nunca tive essa experiencia), entre outros fatores. Mas apos pesquisar sobre o assunto, eu estou mudando meu conceito. Hoje assisti um video no TEDx, sobre
Logan LaPlante - Hackschooling,
achei este video com legendas atraves do site
Awebic. Logan eh um garoto de 13 anos que mora na California e eh home-schooled desde os 9 anos. Ele defende o Hackschooling, um termo que ele mesmo criou para denominar seu ensino. Se voces quiserem saber mais eu encorajo voces a assistirem o video.
Gostaria de saber o que voces pensam sobre o assunto. Deixem seu comentario a respeito.
Beijos,
Fernanda
Fontes: